Aula 04 – React – Declarando um Vencedor

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Tutorial React

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Código da branch inicial:

https://github.com/toticavalcanti/tutorial-react/tree/tic_tac_toe

Link da documentação oficial:

https://reactjs.org/tutorial/

Declarando um Vencedor

Agora que mostramos qual é o próximo jogador a jogar, devemos também mostrar quando o jogo acaba e não há mais jogadas a serem feitas.

Iremos criar a função calculateWinner().

Dada uma matriz de 9 quadrados, a função calculateWinner() verificará se há um vencedor e retornará ‘X‘, ‘O‘ ou nulo conforme apropriado.

Chamaremos a calculateWinner(squares) passando os quadrados do tabuleiro como estão na jogada final para a função de renderização do tabuleiro verificar se houve ganhador.

Se um jogador ganhou, podemos exibir um texto como “Vencedor: X” ou “Vencedor: O”.

Vamos alterar também a função handleClick() do tabuleiro retornar logo, ignorando o clique se alguém ganhou o jogo ou se um quadrado já estiver preenchido:


import React from 'react';
import ReactDOM from 'react-dom';
import './tic-tac-toe.css';

function Square(props) {
  return (
    <button className="square" onClick={props.onClick}>
      {props.value}
    </button>
  );
}

class Board extends React.Component {
  constructor(props) {
    super(props);
    this.state = {
      squares: Array(9).fill(null),
      xIsNext: true,
    };
  }

  handleClick(i) {
    const squares = this.state.squares.slice();
    if (calculateWinner(squares) || squares[i]) {
      return;
    }
    squares[i] = this.state.xIsNext ? 'X' : 'O';
    this.setState({
      squares: squares,
      xIsNext: !this.state.xIsNext,
    });
  }

  renderSquare(i) {
    return (
      <Square
        value={this.state.squares[i]}
        onClick={() => this.handleClick(i)}
      />
    );
  }

  render() {
  const winner = calculateWinner(this.state.squares);
    let status;
    if (winner) {
      status = 'Winner: ' + winner;
    } else {
      status = 'Next player: ' + (this.state.xIsNext ? 'X' : 'O');
    }

    return (
     <div>
      <div className="status">{status}</div>
      <div className="board-row">
        {this.renderSquare(0)}
        {this.renderSquare(1)}
        {this.renderSquare(2)}
      </div>
      <div className="board-row">
        {this.renderSquare(3)}
        {this.renderSquare(4)}
        {this.renderSquare(5)}
      </div>
        <div className="board-row">
        {this.renderSquare(6)}
        {this.renderSquare(7)}
        {this.renderSquare(8)}
      </div>
    </div>
   );
  }
}

class Game extends React.Component {
  render() {
    return (
      <div className="game">
        <div className="game-board">
          <Board />
        </div>
      <div className="game-info">
        <div>{/* status */}</div>
        <ol>{/* TODO */}</ol>
      </div>
    </div>
    );
  }
}

// ========================================

ReactDOM.render(
  <Game />,
  document.getElementById('root')
);

function calculateWinner(squares) {
  const lines = [
    [0, 1, 2],
    [3, 4, 5],
    [6, 7, 8],
    [0, 3, 6],
    [1, 4, 7],
    [2, 5, 8],
    [0, 4, 8],
    [2, 4, 6],
  ];
  for (let i = 0; i < lines.length; i++) {
    const [a, b, c] = lines[i];
    // verifica se a, b e c são iguais, se sim, retorna
    // o que tiver guardado no squares[a] (X ou O)
    if (squares[a] && squares[a] === squares[b] && squares[a] === squares[c]) {
      return squares[a];
    }
  }
  return null;
}

Veja o lines no tabuleiro.

Para cada linha, coluna ou diagonal, representada pelas variáveis a, b e c.

O [0, 1, 2], [3, 4, 5], [6, 7, 8] 

Matriz do jogo da velha

Matriz do jogo da velha

E o [0, 3, 6], [1, 4, 7], [2, 5, 8]é a matriz transposta, linhas viram colunas e colunas viram linhas.

Matriz transposta do jogo da velha

Matriz transposta do jogo da velha

E por último as duas diagonais [0, 4, 8], [2, 4, 6],

Ficamos por aqui por hora. 😉

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Obrigado, até a próxima e bons estudos. 😉

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